sábado, 7 de julho de 2012

Maristas no Brasil

Os Irmãos Maristas chegaram ao Brasil em 15 de outubro de 1897 em Congonhas do Campo (MG) e daí expandiram-se para o resto do país. Eles estão divididos em três províncias e  um distrito, como mostra o mapa acima. A entidade que os regulamenta é a UMBRASIL, União Marista do Brasil.A ênfase do trabalho marista está na educação e na assistência social. São mais de 24.000 irmãos e colaboradores servindo a mais de 150.800 crianças e jovens no Brasil.


O resultado do trabalho de Marcelino Champagnat desenvolvido ao longo de toda sua vida rende frutos até hoje.

sexta-feira, 6 de julho de 2012



“Sem Maria não somos nada e com Maria temos tudo porque Maria tem sempre seu adorável Filho nos braços ou em seu coração”.

Maristas no mundo


Fundado em 1817, o Instituto Marista tem forte presença em diversas partes do mundo e em várias regiões do Brasil.

Canonização


Marcelino Champagnat foi canonizado pelo papa João Paulo II, no dia 18 de abril de 1999, na praça São Pedro no Vaticano, reconhecendo-o como santo da Igreja Católica.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Símbolo dos Maristas


O símbolo das instituições Maristas é a combinação das letras A e M, que significam Ave Maria, junto com uma coroa com doze estrelas que representam os doze privilégios que Maria recebeu (Mãe de Jesus, companheira fiel de José, discípula de Jesus, mãe da comunidade cristã, atenta às necessidades das pessoas, caminhante na fé, missionária, perseverante nas crises e nas dificuldades, iluminada pelo Espírito Santo, aprendiz da vida, toda de Deus e tão humana, profeta da justiça e da esperança).


terça-feira, 3 de julho de 2012

Instituto Marista



Champagnat chegou em La Valla em junho de 1816 e em 2 de janeiro de 1817, aos seus 27 anos, reuniu seus dois primeiros discípulos formando os irmãos Maristas, com o objetivo de catequizar os jovens e criar neles o espírito cristão, tendo por base as lições mariais.
Fundou sua primeira casa, que logo se torna pequena pela quantidade de gente necessitando de ajuda, passou por inúmeras dificuldades, a principal delas foi a incompreensão do clero em relação aos seus projetos catequistas, mesmo assim continuou abrigando e catequizando crianças devido a intensa procura e necessidade da população rural. "Tornar Jesus Cristo conhecido e amado" é a missão dos Irmãos, e eles realizam essa missão através das escolas e instituições sociais.
A Santa Sé só os aprovou em 1863 como Instituto autônomo e de direito pontifício. Ao mesmo tempo em que respeitava seu nome de origem, dava-os o de Irmãos Maristas das Escolas.
Os Irmãos Maristas são irmãos consagrados a Deus, que seguem Jesus do jeito de Maria, que vivem em comunidade e que se dedicam especialmente à educação das crianças e dos jovens, e com mais carinho aos mais carentes.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Origem

Marcelino Champagnat nasceu na França em 20 de Maio de 1789, na aldeia de Marlhes. Sua mãe, Maria Chirat, e sua tia, que foi expulsa de um convento, criaram a devoção religiosa no menino, principalmente à Maria, mãe de Jesus. Seu pai, João Batista, era agricultor, tinha grau de estudo avançado para época e passou para o filho qualidades como, honestidade, perseverança, lealdade e verdade.
Faleceu em  6 de junho de 1840, aos 51 anos de idade, por causa de uma doença.